Escolha uma Página

Dante Mantovani

Mestre e Doutor em Estudos da Linguagem

Especialista em Filosofia Política e Jurídica

Graduado em Educação Musical, Maestro e Escritor

O Maestro Dante Mantovani

Dante Mantovani é Maestro, Graduado em Música, Especialista em Filosofia Política e Jurídica, Mestre em Linguística (com a tese “Análise dos Processos de Construção Textual dos Ensaios de Michel de Montaigne, em 2008) pela Universidade Estadual de Londrina, e defendeu seu doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade em 2013, com  tese intitulada O Ensaio como Procedimento para Construção de Sentidos Textuais: Um Estudo Aproximativo entre o Discurso Verbal e o Discurso Musical, indicada ao prêmio de melhor tese acadêmica de 2013.

  • Brand Strategy 80%
  • Internet Marketing 60%
  • App Development 50%
  • Customer Happiness 90%

Nascido em 1984, iniciou seus estudos musicais na Orquestra de Sopros Lyra Maestro Roque Soares de Almeida, em Paraguaçu Paulista-SP, na qual atuou como trompetista (1997-2000). Estudou violão com Geraldo Arantes Ribeiro, Edelton Gloeden, Eduardo Meirinhos e Daniel Wolff; piano com Lucilena Correia, Jaílton Santana e Fernando Corvisier; regência coral com Lucy Schmit e Pablo Trindade (Uruguai) e regência orquestral com Daisuke Soga (Japão), Kirk Trevor (Inglaterra) e Francisco Navarro Lara (Espanha). É membro do CODA – College Orchestra Directors Association nos EUA, onde participou de master classes com os maestros norte-americanos Leonard Atherton , Charles Gambetta e David Effron, na cidade de Cincinatti, Ohio.

Fundou e dirigiu o Coro Lírico da Associação Paraguaçuense Pró-Música (2009), a Orquestra Filarmônica de Cordas de Londrina (2011), o Coro Sacro da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Diocese de Assis-SP(2014), e a Orquestra de Câmara de Paraguaçu Paulista(2016). Tem dado ênfase à criação de grupos corais religiosos na Igreja Católica, priorizando o resgate das Tradições Litúrgicas e do Canto Gregoriano, no que se destaca sua atuação como diretor do Coro e Orquestra Sacros da Paróquia São Domingos Pregador, na Diocese de Osasco-SP, e também como diretor musical do Coro Sacro da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Ribeirão Preto-SP.

Lecionou Linguística Textual, História da Música e História da Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Londrina(UEL), Metodologia de Ensino da Música, na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e História da Arte, nas Faculdades Dom Bosco. Foi professor de violão no SESC Londrina, professor de canto e técnica vocal na Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista-SP e professor de Arte na Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Integrou inúmeros projetos, como a Orquestra Sinfônica Jovem da Universidade Estadual de Londrina, à frente da qual montou a ópera Dido e Enéas, de Henry Purcell, em 2010, além de integrar atualmente a OIDO (Orquesta Internacional de Directores de Orquesta, em Huelva, Espanha) e a plataforma Terça Livre Cursos, na qual é responsável pela área de Música.

Tem atuado fortemente como palestrante em diversas escolas e instituições de renome, como Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ; Escola Técnica Estadual (ETEC) Jacinto Ferreira Sá, em Ourinhos-SP, CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo e Palestrante convidado por várias editoras e instituições culturais, como Instituto Si Vis Pacem, Canal Terça Livre e Associação Bandeirantes de Curitiba, nas quais tem ministrado palestras sobre Música e Liderança w Workshops de Regência Coral e Orquestral.

Publicou dezenas de artigos de jornal, editoriais, artigos científicos e resenhas para jornais, revistas e sites como: Jornal A Semana(SP), Jornal Folha da Estância(SP), Jornal O contemporâneo(SP), Jornal A Voz(SP), Revista Philologus(RJ)Revista Entretextos (PR), Revista Diálogos Musicais (Acre), Revista Coments (SP), Portal Si Vis Pacem, Site Mídia Sem Máscara.

É co-autor dos livros de Direção Orquestral “Los Dez Mandamientos Del Director de Orchesta Del siglo XXI”“El milagro de dirigir la Orchesta sin usar las manos” e “Vade Mecum de La Dirección Orchestal” , lançados com presença dos co-autores em Huelva, Espanha, em 2015, sendo ambos Best-sellers pela Amazon.com, maior site de vendas do mundo.

Em 2015 participou do Conclave para a Democracia, em Washington D.C., evento jornalístico realizado no prestigioso National Press Club, a convite do filósofo Olavo de Carvalho, de quem é aluno de Filosofia desde 2012.

Em 2016 dirigiu em Concerto de Gala a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, no prestigiado salão nobre do Hotel Guarany, em Assunção, capital do País.

É apresentador do Programa de Rádio “A Grande Música”, desde 2014, pela Rádio Mãe de Deus, FM 107,9 e AM 1079 de Caxias do Sul-RS, Comentarista de Cultura da TV Paraguaçu, e desenvolve intenso trabalho de divulgação cultural e artístico nas redes sociais.

140 2.2K 75.5K
Dante Mantovani
Formalização Discursiva e Lógica do Significado
161 views
31    0
Published at 2017, December 14
Se você tem interesse em semântica, linguística estudos literários e estudos da linguagem, não
Show More

Fale com o Maestro Dante